segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um pouco de História...


As especiarias e ervas foram sendo utilizadas ao longo da história da humanidade, como condimentos de preparações culinárias, mas também tendo grande emprego medicinal. Eram associadas aos deuses, e certas religiões estabeleciam rituais específicos para colherem as plantas, porque assim acreditavam que seu poder de curar seria maior.
             Gregos, etruscos e romanos, tinham grande conhecimento sobre o uso das plantas aromáticas, sendo que as utilizam até mesmo para a fabricação de perfumes.
             Após diversas civilizações conhecerem o poder das especiarias, tanto como medicamento, quanto realçador de sabor dos alimentos e também seu valor de conservante, as especiarias e ervas aromáticas tornaram-se até mesmo moeda de troca entre os comerciantes. Sendo que houveram verdadeiras guerras, onde disputavam-se as terras que eram grandes produtoras de especiarias e ervas.
            Era tão necessário para as civilizações da época possuírem especiarias e ervas, que a partir de um certo tempo, verdadeiras expedições foram criadas para que fosse possível chegar aos países que as produziam em grande escala, e dessa forma viraram grandes centros comerciais.
            A partir dessas expedições, é que foi possível a descoberta do Brasil. Pedro Alvarez Cabral juntamente com sua expedição estava a procura de um caminho que fosse mais perto para Índia, que era um grande centro produtor de especiarias, e que possibilitasse e Portugal não pagar tantos impostos para obtê-las. Dessa forma ele chegou “acidentalmente” ao Brasil, pensando que havia chegado na Índia, por isso chamou os habitantes locais de índios.
             Dessa forma a nossa história como brasileiros está intimamente ligada com as especiarias e ervas, tanto por serem elas as “responsáveis” pelo descobrimento do Brasil, tanto pelo seu valor medicinal, conservante e realçador  de sabor dos alimentos.   
 ____________________________________________________
Fontes:
- Nutrição e Dietética; de Philippi, editora Manole, ano 2003.
- Ervas condimentares e espeiciarias; de Dalmo C. Giacometti, editora Nobel, ano 1989.
- Técnica Dietética, seleção e preparo de alimentos; de Lieselotte Hoeschl Ornellas, editora Atheneu, ano 2001.
                        - Ervas e especiarias na cozinha; de Lígia Junqueira, editora Tecnoprint LTDA, ano 1980. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário